Mesmo frente ao perigo de uma recessão global, o mercado B2B continua em crescimento. Saber como este consumidor se comporta é a chave mestra que abrirá mais portas para a sua empresa.
Estamos à beira de uma recessão global. E, apesar desta situação de incertezas econômicas, o setor B2B cresceu 25% no último ano, no Brasil. Grandes investimentos estão sendo feitos em contratações de serviços de terceiros.
Para fazer parte dos escolhidos no mercado, você precisa saber como acontece a jornada de compra B2B, mercado onde a confiança na marca é o principal fator na hora da contratação de serviços.
Nesse Blog Post você vai saber:
- Que áreas mais crescem no mercado B2B;
- Como se comporta o público-alvo;
- O que a sua marca pode fazer para conquistar o público;
- Como fortalecer a sua marca;
- Como saber se o seu planejamento está funcionando.
Vamos começar?
- Que áreas mais crescem no mercado B2B
De acordo com o artigo “A jornada de compra B2B” publicado pelo Google em maio, a área de tecnologia é a que mais cresce no Brasil: 59% das empresas têm interesse na adoção de inovações tecnológicas.
Os benefícios da digitalização de processos são fundamentais para o desenvolvimento dos negócios, trazendo mais praticidade e agilidade para as empresas.
O setor de tecnologia também é o que mais cresce no mercado, oferecendo grande variedade de marcas, serviços e produtos para as empresas. Por isso, é importante apostar em um diferencial para que a sua empresa tenha destaque entre as demais. Mas se o seu produto ou serviço tem grande concorrência, como buscar ser tal destaque?
- Como se comporta o público-alvo?
Você sabe qual é o seu público-alvo? Como ele se comporta, o que faz com que escolham a sua marca ou a concorrente? Pois bem, pesquisas mostram que quando iniciam a sua jornada de compra, 86% dos clientes já tem, pelo menos, 3 marcas em mente.
Além disso, hoje, os responsáveis pela contratação de serviços B2B estão mais informados e capacitados. Eles utilizam fontes digitais para pesquisas e estão, quase na sua maioria, muito bem informados sobre serviços ou produtos antes de entrarem em contato com as empresas. Ainda de acordo com o artigo do Google:
- 56% afirmaram que usam mecanismos de pesquisa pelo menos uma vez por semana em seu processo de decisão
- YouTube e Google são as principais fontes de informação para 47% dos tomadores de decisão
- O que a sua marca pode fazer para conquistar o público
Sabemos que 56% dos gestores de empresas buscam informações em fontes digitais, como no Youtube e no Google antes de tomarem suas decisões.
O caminho para a conquista dos tomadores de decisão, então, é o investimento na presença digital da sua marca, compartilhando informações, tutoriais e curiosidades, construindo uma relação de confiança com os seu público.
- Como fortalecer a sua marca
Os orçamentos investidos em marca no Marketing Digital chegam a metade do orçamento das empresas B2B que declararam ter um crescimento de 25%.
Já que a chave está na confiança, sua marca precisa ser confiável, e o melhor caminho para construir um perfil que inspire confiabilidade é com uma presença digital que seja impactante, constante e consistente.
Para alcançar tais objetivos, um planejamento estratégico de marketing precisa ser construído. Iniciando com uma pesquisa detalhada sobre personas, ambientes internos e externos, concorrentes.
Em seguida, apontando quais os melhores canais de mídia, de acordo com a sua persona. E seguindo este caminho, traçar objetivos e metas, elaborando estratégias para que o seu marketing tenha resultados tanto a longo quanto a curto prazo.
Uma única verdade é indiscutível: os vídeos precisam estar presentes, pois são o formato de mídia favorito da maioria e, por isso, são mais vistos e mais eficientes para conquistar o seu público do que qualquer outra forma de mídia.
Vídeos concebidos de forma estratégica, seguindo o planejamento de marketing, são mais bem sucedidos na comunicação, no encantamento e na assertividade, gerando maior persuasão e mais conversões.
5. Como saber se o seu planejamento está funcionando
A utilização de indicadores para acompanhar o desempenho do seu planejamento é primordial. Indicadores como a taxa de conversão, o número de cliques, de abertura de e-mails, de engajamento em posts, o valor do faturamento e o volume de vendas, são alguns deles.
Ter a frente do seu planejamento profissionais com experiência que analisem os dados e formulem um diagnóstico é muito importante.
Conclusão
Se o seu objetivo é que a sua marca seja uma das três na mente de quem busca o seu serviço ou produto, você precisa de uma Agência de Marketing.
A Vedere Marketing trabalha com o Marketing Integrado, construindo o seu planejamento estratégico, gerenciando o seu Marketing Digital e produzindo conteúdos, bem como os vídeos, para serem distribuídos nos diversos canais de mídia.
Além disso, a Vedere trabalha lado a lado com o seu departamento comercial, o que pode significar ainda maiores chances de alcançar seus objetivos.
Então, chame a Vedere Marketing!