Manter uma boa comunicação com os clientes e um marketing assertivo é fundamental para o sucesso da sua empresa. E tudo começa com um bom planejamento.
Com ele, temos um diagnóstico da situação atual, definimos seus objetivos e traçamos quais ações são necessárias para atingir as metas estabelecidas.
Você define uma direção e sabe quais são as ações-chave para alcançar esse resultado. O planejamento evita que você invista em ações que não vão levar sua empresa onde ela pretende chegar, poupando tempo e dinheiro.
É a oportunidade de entender como está e estará seu mercado. E, principalmente, é a oportunidade de transformar as metas em resultados alcançáveis.
O que é o Planejamento de Marketing
É um processo orientado por metodologias do design de serviços que vai levar à criação de um roteiro estratégico. Este servirá para organizar, executar e acompanhar seus investimentos e ações em marketing durante um determinado período.
Antes de vermos quais as etapas e como funciona um planejamento de marketing, tenha sempre claro: todo planejamento só faz sentido se serve para levar à ação. Tirar a ideia do papel e do campo abstrato.
Qual a importância de planejar?
De um modo geral, é aquela expressão popular “não colocar a carroça na frente dos bois”. Sem um planejamento, você não tem claro qual é seu público, como sua empresa deve se comunicar, qual linguagem usar e nem quais são as suas oportunidades no mercado. Além de não identificar obstáculos que precisam ser contornados.
A importância do planejamento pode ser elencada em três pontos principais:
- Identificar obstáculos que precisam ser contornados;
- Manter-se competitivo no mercado;
- Posicionar-se corretamente, sendo fiel à sua identidade, valores e cultura.
Agora, como resultado dos três, considere o aumento das vendas.Se você se convenceu da importância, vamos seguir ao como fazer.
Quais são as etapas do Planejamento de Marketing?
- Análise SWOT ou (em português) análise FOFA: cada letra da sigla representa uma fase da matriz de análise. No F vamos ver quais são as forças do seu negócio, o que te faz diferente. No O, suas oportunidades. No momento atual de isolamento social, podemos considerar que as portarias remotas são uma oportunidade para empresas de segurança, já que as pessoas estão evitando contato físico. Já o segundo F se refere a suas fraquezas, o que hoje não está tão bom e pode ser melhorado ou comunicado de forma a evitar problemas. E por fim, o A são as suas ameaças – talvez a recessão econômica que vamos enfrentar nos próximos meses seja uma ameaça.
- Linhas de negócio: tenha clareza de quais serviços você oferece e já pense também em seu foco de vendas atual. Essas são informações que ajudam o profissional do marketing na execução do seu planejamento.
- Elementos estratégicos: Missão, Visão, Valores e Propósito são quatro fatores essenciais para a criação de um bom planejamento de marketing. Além de servirem como direcionadores para as tomadas de decisão, servem de base para a definição de comportamentos, e deixam claro qual o caminho a ser seguido. Onde a empresa se enxerga em 2, 5, 10 anos.
- Missão: descreve o negócio e direciona os pilares que devem ser seguidos dentro de um período planejado. Tendo como exemplo uma empresa de segurança, poderíamos dizer que sua missão é: “Cocriar o sentimento de segurança e um convívio de qualidade através de soluções tecnológicas e humanas.”
- Visão: é onde a empresa quer chegar. Por exemplo, “Tornar-se líder no segmento de segurança eletrônica em Santa Catarina até 2022”.
- Valores: são os elementos que fazem parte da cultura da empresa. Podem ser: “Inovação, olhar humanizado, excelência no que faz”.
- E o Propósito: é a razão de ser da empresa, o que a orienta nas tomadas de decisão. Um elemento forte que não muda com o passar do tempo. Um exemplo: “Proporcionar experiências de bem-estar e qualidade de vida”.
- Brand persona: é a criação da persona institucional, a representação fictícia da sua marca. Qual sua essência? Você usa gírias ou regionalismos? Quais autores cita? Quais pessoas profissionais têm como referência? Qual seu tom de voz? Todos esses pontos a equipe Vedere constrói a partir do entendimento da sua empresa. A fim de ter uma comunicação uniforme, que conecte com a buyer persona (vamos entender esse conceito mais a frente).
- Pesquisa de público-alvo: com a pesquisa de público feita pelo profissional do marketing, entendemos qual o gênero majoritário do seu público. Qual a sua faixa-etária, onde mora, sua classe social e horários que consome conteúdos.
- Pesquisa de concorrentes: aqui a pessoa profissional se atenta à frequência de publicação das empresas concorrentes nas redes sociais (assim como a taxa de engajamento), posicionamento no site, canais de venda, discurso, avaliações e comentários. De modo geral: a forma com que se comunicam e são vistos.
- Definição das buyer personas: é a representação da sua clientela ideal. Ela é definida com base em pesquisa de mercado e dados reais sobre seus clientes já existentes. Ao criar sua persona (ou suas, porque pode haver, sim, mais de um perfil de cliente ideal), considere comportamento, motivações pessoais e suas dificuldades ou problemas no dia a dia. Quanto mais detalhado você for, melhor! Essa estratégia vai ajudar você a determinar onde concentrar seu tempo, orientar o desenvolvimento do produto e posicionar-se corretamente. Como resultado, você atrai as pessoas visitantes, leads e clientela mais valiosa para sua empresa.
- Plano de ação e planilha orçamentária: Após o estudo feito e a definição de estratégias, o profissional do marketing cria o plano de ação e a planilha orçamentária. Uma das maneiras de sistematizar essas duas atividades é por meio da metodologia 5W2H (o quê será feito, por que será feito, onde será feito, quando será feito, quem é o responsável pela atividade, como a ação será executada e o quanto ela custará).
Conclusão
Se você ainda não tem clareza de como vê seu negócio a médio e longo prazo, e sentiu que precisa de ajuda para traçar estratégias de marketing assertivas, considere começar com um bom planejamento.
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