Jornada de compra B2B

jornada de compra b2b

Mesmo frente ao perigo de uma recessão global, o mercado B2B continua em crescimento. Saber como este consumidor se comporta é a chave mestra que abrirá mais portas para a sua empresa. 

Estamos à beira de uma recessão global. E, apesar desta situação de incertezas econômicas, o setor B2B cresceu 25% no último ano, no Brasil. Grandes investimentos estão sendo feitos em contratações de serviços de terceiros. 

Para fazer parte dos escolhidos no mercado, você precisa saber como acontece a jornada de compra B2B, mercado onde a confiança na marca é o principal fator na hora da  contratação de serviços. 

Nesse Blog Post você vai saber:

  1. Que áreas mais crescem no mercado B2B;
  2. Como se comporta o público-alvo;
  3. O que a sua marca pode fazer para conquistar o público;
  4. Como fortalecer a sua marca; 
  5. Como saber se o seu planejamento está funcionando.

Vamos começar? 

  1. Que áreas mais crescem no mercado B2B

De acordo com o artigo “A jornada de compra B2B” publicado pelo Google em maio, a área de tecnologia é a que mais cresce no Brasil:  59% das empresas  têm interesse na adoção de inovações tecnológicas. 

Os benefícios da digitalização de processos são fundamentais para o desenvolvimento dos negócios, trazendo mais praticidade e agilidade para as empresas. 

O setor de tecnologia também é o que mais cresce no mercado, oferecendo grande variedade de marcas, serviços e produtos para as empresas. Por isso, é importante apostar em um diferencial para que a sua empresa tenha destaque entre as demais. Mas se o seu produto ou serviço tem grande concorrência, como buscar ser tal destaque? 

  1. Como se comporta o público-alvo? 

Você sabe qual é o seu público-alvo? Como ele se comporta, o que faz com que escolham a sua marca ou a concorrente? Pois bem, pesquisas mostram que quando iniciam a sua jornada de compra, 86% dos clientes já tem, pelo menos, 3 marcas em mente. 

Além disso, hoje, os responsáveis pela contratação de serviços B2B estão mais informados e capacitados. Eles utilizam fontes digitais para pesquisas e estão, quase na sua maioria, muito bem informados sobre serviços ou produtos antes de entrarem em contato com as empresas. Ainda de acordo com o artigo do Google: 

  • 56% afirmaram que usam mecanismos de pesquisa pelo menos uma vez por semana em seu processo de decisão
  • YouTube e Google são as principais fontes de informação para 47% dos tomadores de decisão
  1. O que a sua marca pode fazer para conquistar o público

Sabemos que 56% dos gestores de empresas buscam informações em fontes digitais, como no Youtube e no Google antes de tomarem suas decisões. 

O caminho para a conquista dos tomadores de decisão, então, é o investimento na presença digital da sua marca, compartilhando informações, tutoriais e curiosidades, construindo uma relação de confiança com os seu público. 

  1. Como fortalecer a sua marca

Os orçamentos investidos em marca no Marketing Digital chegam a metade do orçamento das empresas B2B que declararam ter um crescimento de 25%. 

Já que a chave está na confiança, sua  marca precisa ser confiável, e o melhor caminho para construir um perfil que inspire confiabilidade é com uma presença digital que seja impactante, constante e consistente.

Para alcançar tais objetivos, um planejamento estratégico de marketing precisa ser construído. Iniciando com uma pesquisa detalhada sobre personas, ambientes internos e externos, concorrentes. 

Em seguida, apontando quais os melhores canais de mídia, de acordo com a sua persona. E seguindo este caminho, traçar objetivos e metas, elaborando estratégias para que o seu marketing tenha resultados tanto a longo quanto a curto prazo. 

Uma única verdade é indiscutível: os vídeos precisam estar presentes, pois são o formato de mídia favorito da maioria e, por isso, são mais vistos e mais eficientes para conquistar o seu público do que qualquer outra forma de mídia. 

Vídeos concebidos de forma estratégica, seguindo o planejamento de marketing, são mais bem sucedidos na comunicação, no encantamento e na assertividade, gerando maior persuasão e mais conversões. 

5. Como saber se o seu planejamento está funcionando

A utilização de indicadores para acompanhar o desempenho do seu planejamento é primordial. Indicadores como a taxa de conversão, o número de cliques, de abertura de e-mails, de engajamento em posts, o valor do faturamento e o volume de vendas, são alguns deles. 

Ter a frente do seu planejamento profissionais com experiência que analisem os dados e formulem um diagnóstico é muito importante. 

Conclusão

Se o seu objetivo é que a sua marca seja uma das três na mente de quem busca o seu serviço ou produto, você precisa de uma Agência de Marketing. 

A Vedere Marketing trabalha com o Marketing Integrado, construindo o seu planejamento estratégico, gerenciando o seu Marketing Digital e produzindo conteúdos, bem como os vídeos, para serem distribuídos nos diversos canais de mídia. 

Além disso, a Vedere trabalha lado a lado com o seu departamento comercial, o que pode significar ainda maiores chances de alcançar seus objetivos. 

Então, chame a Vedere Marketing!   

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