Marketing de Eventos Presenciais: a experiência do usuário nunca esteve tão presente! 

Os Eventos Presenciais estão de volta com força total. Convenções, feiras e afins estão gerando muitos bons resultados aos participantes. Mas como obter sucesso em um evento como esse no pós-pandemia? 

A Experiência do Usuário, hoje, está no centro de qualquer processo de vendas. O Marketing de eventos sempre praticou esta premissa. Mas hoje, mais do que nunca. 

Nos itens abaixo, saiba o que você lerá por aqui, hoje: 

  1. Por que utilizar uma Agência de Marketing e não uma promotora de eventos para planejar e executar os projetos de participação em feiras? 
  2. Itens que precisam de atenção durante a pré-produção de uma participação em feiras;
  3. É só esperar as portas se abrirem e a magia acontece?
  4. Enquanto os clientes não vêm, a gente… 
  5. Como o marketing integrado funciona em uma feira ou convenção? 
  6. E agora a feira acabou. O resultado foi… 
  1. Por que utilizar uma Agência de Marketing e não uma promotora de eventos para planejar e executar os projetos de participação em feiras? 

Um arquiteto cria um projeto com a intenção de oferecer conforto e beleza para os empreendimentos. Um Chef planeja um jantar para agradar as papilas gustativas dos seus clientes. Uma Agência de Marketing planeja um Evento com a estratégia necessária para que a empresa feche vendas, atraindo clientes, criando ambientes propícios para negociações e formações de parcerias.

Mais do que um estande que chame a atenção, ou que os garçons atendam a todos os presentes com o mesmo cuidado: há muito mais em jogo em um evento.

Tudo começa na divulgação da participação da empresa no evento, que precisa ser feita com a antecedência necessária para atrair clientes, atuais e futuros, que também precisam planejar a presença no evento. 

Eventos de grande porte são, geralmente, utilizados para lançamentos de produtos ou serviços, algo que seja atraente e exclusivo para aquele momento promocional. Tais lançamentos também se encaixam nas tarefas da Agência, que precisa planejar estrategicamente como o público será apresentado à novidade. 

Uma Agência de Marketing tem acesso à informações que auxiliam no melhor planejamento do evento, como: 

  • Conhecimento profundo das soluções ou produtos da empresa; 
  • Tecnologias necessárias para a sua exposição;
  • Estratégias de marketing utilizadas na mídia;
  • O público-alvo da empresa;
  • O tom de voz a ser usado na comunicação; 
  • As metas a serem atingidas.  

A Agência trabalha em completa integração com o departamento comercial da empresa, gerando melhores resultados nos processos de vendas no evento. 

  1. Itens que precisam de atenção durante a pré-produção de uma participação em grandes eventos:

Durante a pré-produção, além do planejamento, muito precisa ser preparado: 

Além da planta baixa do estande, com todas as especificações estruturais necessárias para acolher e atender bem os interessados, precisam ser produzidos os uniformes para os colaboradores que irão participar, os artigos de papelaria que serão utilizados no evento, materiais impressos para mídia offline, como banners, folders, flyers, cartões de visitas e brochuras. 

Todos os equipamentos necessários precisam ser elencados e providenciados, bem como os móveis e elementos feitos sob-medida para o estande. 

No caso do uso de monitores e telões que exibam vídeos e afins, estes também precisam ser produzidos de forma a, não só transmitir as mensagens, como também provocar curiosidade e atrair as pessoas para o interior do estande. 

As equipes de vendas, técnicos, recepcionistas e consultores precisam ser brifados em como iniciar o atendimento, como encaminhar os clientes para os colaboradores corretos e como entreter aqueles que ainda estão esperando sua vez.

As demonstrações dos produtos também precisam ser planejadas e combinadas  para que todos estejam na mesma página e os atendimentos sejam igualmente bem sucedidos. 

  1. É só esperar as portas se abrirem e a magia acontece?

Não há como só esperar que os clientes entrem no estande sem que haja alguma interação, promoção ou atividade que o atraia para isso. 

Alguns recursos podem dar o incentivo necessário para que ele tome essa iniciativa, como: 

  • Promover sorteios; 
  • Oferecer bebidas ou alimentos; 
  • Presentear com itens úteis como brindes;
  • Promover uma experiência inesquecível ao usuário, entre outros.  

O recurso de promotores que façam um primeiro contato com os clientes é bastante usado e eficiente para grandes eventos. 

  1. Enquanto os clientes não vêm, a gente…

Em períodos em que o evento está fechado para o público, são momentos para refletir sobre as interações do dia anterior, redirecionamentos, se necessário, ajustes na organização de tarefas, e também pode ser um momento para a produção de conteúdo para a mídia online e offline. 

  1. Como o marketing integrado funciona em uma feira ou convenção? 

O Marketing Integrado é tudo o que falamos até aqui: a união de estratégias online e offline, aplicadas para aproveitar ao máximo as oportunidades geradas pelos encontros entre empresas e clientes que acontecem em eventos. 

  1. E agora a feira acabou. O resultado foi… 

O resultado de feiras e grandes eventos não pode ser computado assim que a feira acaba. Muitos negócios são fechados depois de um primeiro contato feito durante o evento, que gera leads que podem se tornar clientes no futuro próximo. O aumento de seguidores em Redes Sociais também deve ser computado nos resultados, pois também passam a fazer parte da prospecção para a empresa. 

Eventos presenciais são poderosas estratégias de Marketing, pois tornam as relações comerciais mais humanas. Este contato precisa ser acompanhado da melhor experiência para os usuários, principalmente em um mundo pós-pandêmico que normalizou as frias relações à distância. 

Pensando em participar de um evento? A Vedere Marketing tem a expertise necessária para te ajudar a fazer dele um sucesso em resultados! 

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