Do entretenimento à geração de leads e conversão de clientes.
Não há melhor estratégia para educar, gerar leads e converter clientes do que o marketing de vídeo. E eu vou te explicar o porquê.
Neste artigo, vamos contar para você:
- Porque a importância dos vídeos aumentou;
- Qual a diferença de retenção de conteúdo entre assistir a um vídeo e ler um texto? (Se liga nessa porque chega a ser quase absurda!)
- Quem ama, compartilha. (Será?)
- Se quer melhorar o SEO e aumentar as conversões e as vendas, já sabe: a resposta é fazer vídeos.
Agora, vamos lá!
- Por que a importância dos vídeos aumentou?
A importância dos vídeos só aumentou a partir da sua presença em todas as plataformas e canais.
Plataformas como YouTube e TikTok já nasceram dedicadas ao vídeo. Seguindo a onda, outras plataformas, como Instagram e Facebook, estão investindo pesado em vídeos porque reconhecem o engajamento que eles produzem. Até mesmo plataformas que não oferecem upload de vídeos, como o Twitter, obtêm 10 vezes mais engajamento quando mencionam vídeos em tweets.
Mas por que todo este empenho em oferecer videos?
A adoção da tecnologia dos smartphones, que passou a ser quase uma nova parte do corpo de qualquer terráqueo adulto ou adolescente, tornou mais fácil e conveniente a exibição de vídeos. Com a pandemia, o consumo de mídia online teve o aumento de 215%, só nos Estados Unidos.
Planeje, Comunique e Venda com a Vedere!
- Qual a diferença de retenção de conteúdo entre assistir a um vídeo e ler um texto?
Vídeos cativam a audiência porque utilizam dois sentidos humanos para manter a nossa atenção: a visão e a audição, pelo movimento e pelo ruído.
Segundo pesquisa da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, as pessoas processam recursos visuais 60.000 vezes mais rápido do que textos, e se lembram de 95% de uma mensagem quando ela é assistida, e apenas 10% de um conteúdo lido.(Tá aqui o absurdo!)
Só estes dados já provam que usar vídeos na sua estratégia de marketing é mais eficiente do que qualquer outra mídia.
Mas tem mais.
A cada ano, o tempo usado pelas pessoas para assistir vídeos vem aumentando. Acompanhe o gráfico abaixo, que traz dados sobre a pesquisa “State of Video Marketing Survey” de 2022, publicada pela Wyzowl:
- Quem ama, compartilha. (Será?)
Compartilhar experiências faz parte da essência humana. Temos sempre uma história para contar (ou um vídeo para compartilhar!)
Este é um dos motivos dos vídeos serem tão populares. Eles nos emocionam e isso faz a gente querer compartilhar com nossos contatos. Não é à toa que muitos viralizam da noite para o dia!
Os dados provam:
✔️Videos são compartilhados 1200 vezes mais do que textos ou conteúdos em imagens juntos, de acordo com os dados do Wordstream.
✔️Videos no LinkedIn são compartilhados 20 vezes mais do que qualquer outro tipo de conteúdo de acordo com as Soluções de Vendas e Marketing da plataforma.
- Quer melhorar o SEO e aumentar as conversões e as vendas? Já sabe a resposta.
Não é só o público que ama vídeos. O Google também! Não é à toa que o Google exibe o conteúdo de vídeo acima dos resultados em texto.
Uma grande vantagem atual de SEO se dá pelo desenvolvimento de machine learning, como a API Video Intelligence do Google, que já pode catalogar palavras-chave relevantes em vídeos.
Fazer vídeos e postar no seu site melhora o SEO da sua página e, se você não acredita, escolha um tópico que você já tenha trabalhado em texto, faça um vídeo, poste e veja se a classificação do seu site não aumenta.
Por que vídeos convertem mais?
Além de emocionar e entreter, os vídeos podem trazer valores, dicas e ensinamentos que fazem a diferença na vida das pessoas, assim, além de educar, os vídeos também constroem elos de confiança entre as marcas e seus consumidores.
De acordo com pesquisa divulgada pelo o Hubspot, 91,9% dos usuários se contentam em assistir a qualquer tipo de vídeo, 31,3% querem vídeos de tutoriais e outros 29,8% querem vídeos educativos.
Em Landing Pages, os vídeos aumentam a conversão em 80%, de acordo com o relatório Top 16 Video Marketing Statistics. Os vídeos engajam mais o público, uma vez que oferecem uma descrição mais detalhada do seu produto ou serviço, aumentando a confiança na marca e levando a mais conversões.
Então, agora é fazer a cabeça funcionar para pensar em vídeos que façam a diferença na vida das pessoas, para fortalecer a conexão entre a sua marca e o seu público.
São muitas categorias disponíveis para escolher, como vídeos de integração, vídeos baseados em conhecimento, videos da equipe, videochamadas de suporte, casos reais, histórias de clientes, tutoriais, vídeos comparativos… A ideia é criar uma experiência de apoio ao cliente, mais próxima e personalizada.
E nunca esqueça: “mobile first”.
Como uma ferramenta muito versátil para venda, os vídeos são mais assistidos em celulares e tablets do que em qualquer outro dispositivo. O que também aumenta a predisposição para o compartilhamento e a exposição do seu vídeo e da sua marca.
E aí? As ideias já começaram a fluir para a produção dos vídeos que vão impulsionar as suas vendas e aproximar a sua marca do seu público? Ainda não? A Vedere Marketing pode te dar uma boa ajuda nessa questão! Nosso marketing integrado é expert na produção audiovisual orientada para Marketing Digital.
O que está esperando? Entre em contato!
1 comentário em “Por que o vídeo é a melhor estratégia de Marketing Digital?”
FICOU MUITO BOM ESSE BLOG POST NATH! EU ASMEIIIIIIIIIIIIIIIII