Os gastos com viagens internacionais e shows ao vivo aumentaram 30% no último ano, consolidando uma tendência crescente: investir em experiências se tornou o novo lema dos consumidores.
Uma pesquisa de mercado realizada no Brasil com mil pessoas revelou que mais da metade prefere gastar com viagens e jantares ao invés de adquirir bens materiais.
Quando se trata de compras de produtos, itens para casa são os mais desejados, especialmente entre o público mais jovem. Produtos como robô aspirador, airfryer e geladeira invertida lideram as listas de desejos. Esses produtos são ideais para campanhas de endomarketing e promoções com sorteios.
Veja também: Autenticidade de imagens: como verificar se é IA ou real?
Por outro lado, se os gastos com experiências estão em alta, as poupanças seguem o caminho oposto.
A taxa de poupança em 2023 caiu para quase 3%. Mas por que isso acontece?
Estudos de finanças comportamentais apontam que os gastos com experiências têm um efeito mais duradouro na satisfação do consumidor.
É fato que “criar uma experiência para o consumidor” virou um clichê, e em alguns casos, até motivo de sátira.
Mas o ponto não é apenas “gourmetizar” tudo e contar uma história cheia de detalhes supérfluos.
Se você quer melhorar a experiência do cliente e destacar sua empresa no mercado, preste atenção a cinco aspectos fundamentais:
- Conheça seu cliente profundamente. Invista em pesquisas de mercado para entender suas preferências e comportamentos.
- Comunicação personalizada: Utilize dados para personalizar a comunicação em e-mails, redes sociais e no atendimento ao cliente.
- Suporte pós-venda: Entre em contato após a compra para garantir a satisfação do cliente e ofereça um canal de suporte acessível para resolver qualquer problema.
- Integração entre canais: Permita que os clientes comecem uma interação em um canal e continuem em outro sem perder informações.
Por fim, mantenha-se atualizado com as tendências de mercado e inovações para melhorar a experiência do seu cliente.
Este foi o Giro de Tendências, edição 16. Se você gostou, nos acompanhe nas redes sociais para não perder os próximos!
Fontes:
Artigo “Savings Rate Drops Again. It’s Far Below Prepandemic Level” publicado em Barron’s.
Levantamento do site Guia dos Melhores publicado em Valor Investe.
Artigo “Covid Changed How We Spend Money” publicado em The Washington Post.