Novembro é um dos principais meses no calendário de vendas para mercados que atendem condomínios.
Não por causa da Black Friday, mas por conta do Dia do Síndico.
A data representa uma ótima oportunidade de aproximação com esse público.
Foi o que propôs a Vedere Marketing para a LLZ Garantidora, unindo três estratégias:
- Marketing Digital
- Marketing de Influência
- Marketing de Eventos
Nasceu, então, o Hora do Síndico, evento totalmente online e gratuito, que, devido ao sucesso da primeira edição em 2021, se repetiu no ano seguinte.
Sucesso que é medido em vendas e em custo por aquisição de cliente (vamos ver mais a frente).
Como tudo começou?
A partir de um objetivo: acelerar a geração de leads qualificados.
Antes de criar o evento, já vínhamos testando e otimizando diferentes campanhas, com estratégias para topo, meio e fundo de funil.
O Hora do Síndico, no entanto, foi o maior acerto.
Num período de 30 dias, geramos 5x mais leads que outras campanhas, comparando o mesmo intervalo de tempo.
A taxa de conversão de quem visitou a Landing Page de inscrição foi superior a 58% nas duas edições.
Além disso, diminuímos o Custo por Lead (CPL) em 77%.
Como alcançamos esses resultados?
Partindo de pesquisa e planejamento.
Para criar toda a estrutura do evento, primeiro lançamos uma pesquisa com o público-alvo, a fim de identificar dia da semana e horário com melhor disponibilidade para participar ao vivo, temas que mais geram dúvidas, desafios na gestão, palestrantes que gostariam de assistir, duração do evento, entre outros.
A ativação da pesquisa foi uma ação liderada pela nossa vertical de Marca e Negócio.
Para incentivar com que as pessoas respondessem a pesquisa, demos recompensas para elas, como descontos em restaurantes e/ou aplicativos para delivery de comida.
A mesma estratégia – de dar recompensas – também foi aplicada no dia de transmissão do evento, no qual sorteamos 1 viagem, além de eletrônicos e prêmios em dinheiro. Essa estratégia – alinhada a uma programação com temas de relevância – foi fundamental para manter a boa audiência do começo ao fim.
Nas duas edições, mantivemos a taxa de retenção de público acima de 80%, medindo toda a duração do evento.
A pesquisa, portanto, foi fundamental para chegar nesse grau de assertividade.
Conhecendo verdadeiramente o público, é possível gerar conexões genuínas. Sem esse vínculo, não é possível alcançar o próximo estágio: que é a criação de laços de confiança, para, então, ofertar o serviço.
Quem ainda não conhecia a LLZ Garantidora pôde, portanto, ter essa percepção de valor durante a transmissão.
Cases foram apresentados, clientes deram depoimentos e conteúdo de valor foi transmitido gratuitamente.
Não qualquer conteúdo. Conteúdo verdadeiramente alinhado às dores da persona.
Somente na primeira edição, o evento gerou 1.645 comentários no YouTube, em duas horas.
Para quem ainda não tinha um canal ativo, foi um ótimo começo!
Aliás, o Hora do Síndico representou uma estreia em diferentes aspectos:
- Foi a primeira vez que a LLZ Garantidora organizou um evento online;
- Foi a primeira vez que trouxe uma influencer para as ações de marketing (a Vedere selecionou uma influenciadora do nicho, já com uma audiência qualificada);
- Foi também o lançamento do canal do YouTube, garantindo mais de 7 mil impressões de arrancada.
A divulgação do evento trouxe ganhos em outros canais também.
Foi um período em que a comunicação nas redes sociais se intensificou, refletindo em um aumento de 31% no número de seguidores no Instagram em menos de 30 dias.
Ok, falamos bastante sobre as etapas de planejamento e divulgação. Mas, e na hora H… O momento de colocar o evento no ar. Como a Vedere ajuda?
É um trabalho composto por no mínimo 7 pessoas (falando apenas de bastidores).
Temos uma pessoa diretora, responsável por todo o gerenciamento, que fica acompanhada de uma pessoa assistente.
Compõe também o time uma pessoa técnica, que opera as ferramentas necessárias para fazer a transmissão ao vivo, selecionando as câmeras, transmitindo outros vídeos, reproduzindo comentários que chegam no chat, etc.
Além destas, uma pessoa gerente de comunidade, que fica atenta ao chat, para interagir com as pessoas participantes e filtrar as dúvidas.
Já nas redes sociais, uma pessoa fica responsável por compartilhar os melhores momentos.
Por último, temos sempre duas pessoas intérpretes de LIBRAS, que se revezam durante a transmissão, para garantir um evento acessível. Afinal, comunicação inclusiva é um compromisso da Vedere, que fazemos questão de levar para todos os clientes que atendemos.
Todo esse time, que fica nos bastidores, conduz também um ensaio técnico, antes do dia da transmissão, com as pessoas que vão aparecer no evento. Dessa forma, podemos testar, previamente, a qualidade de áudio, de câmera, de conexão de internet, além, claro, de repassar todo o roteiro, a fim de garantir a melhor experiência possível a quem estiver assistindo.
E quando o evento acaba? Termina o trabalho da agência?
Não, nem de perto.
É aí que entramos na fase de qualificação dos leads e geração de oportunidades de venda.
A Vedere Marketing trabalha muito em sintonia com o comercial das empresas, e com a LLZ não é diferente.
Seu time comercial é composto por SDRs e Closers.
>> Para saber como a Vedere ajudou a LLZ a criar um Playbook de Vendas, estruturando os pilares de pessoas, processos e tecnologias, leia esse case complementar.
Os SDRs recebem os leads para uma primeira qualificação e podem seguir ou não para os Closers.
Caso os leads apresentem alguma objeção que leva ao não fechamento da venda, eles voltam para um funil de marketing, no qual vão receber comunicações focadas no contorno daquela objeção específica.
Dessa forma, mesmo os leads “perdidos” voltam para a base, e assim Marketing e Vendas trabalham juntos!
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