Entenda como o Google inova e empodera a pessoa usuária através do Helpful Content Update
Há algo de novo no horizonte virtual… O Google está para lançar, nos próximos dias, o Helpful Content Update: uma atualização que dará prioridade para conteúdos feitos para pessoas, e não para sistemas de busca.
Cola aqui que a gente vai explicar melhor.
Existe um movimento mundial revolucionário que está remodelando todas as atividades oferecidas ao público de acordo com a experiência da pessoa usuária.
Já ouviu falar nas pessoas profissionais de UX*?
Este movimento começou no mundo virtual, no desenvolvimento de aplicativos, sites e plataformas, e já está invadindo as experiências reais, como os serviços de hotelaria e companhias aéreas.
A experiência das pessoas usuárias está se tornando o que mais importa na hora de entregar um produto ou serviço.
Nessa onda, o Google reescreveu seus algoritmos para buscar os sites de mais alta qualidade, de modo a satisfazer as pessoas com o seu conteúdo.
Suas recomendações a pessoas redatoras e criadoras de conteúdo serão as de não se concentrarem em ajustes algorítmicos específicos, nem nos sinais atuais de classificação, mas sim, na produção do que leve o público à melhor experiência possível.
It’s all about experience, baby.
A experiência satisfatória da pessoa usuária passará a ser o foco dos resultados de pesquisa do Google, que buscará por sites de alta qualidade que ajudem as pessoas.
E o que seria considerado um site de alta qualidade?
O Google também já lançou uma lista de perguntas que podem ajudar as pessoas produtoras a descobrir como otimizar o seu conteúdo caso as respostas não sejam favoráveis. Selecionamos seis das mais básicas para você.
Vamos a elas:
- Você confiaria nas informações apresentadas no seu artigo ou site?
- Este artigo/site tem erros ortográficos, estilísticos ou factuais?
- O artigo/site oferece conteúdo, informações ou relatórios originais, pesquisa ou análise autêntica?
- Este artigo/site contém uma análise criteriosa ou informações interessantes que vão além do óbvio?
- Este artigo/site tem uma quantidade excessiva de anúncios que desviam do conteúdo principal ou interferem nele?
- As pessoas usuárias reclamariam quando vissem as páginas desse site?
Agora é hora de arregaçar as mangas e reavaliar o seu conteúdo e a maneira como você o produz de acordo com as novas prioridades.
Para mais informações, acesse:
*UX – User Experience ou Experiência do Usuário.