Case Segware: marketing focado em inovação e excelência em segurança

[Case] Segware Estratégia de marketing e vendas

Um ano e meio de uma parceria fértil, com resultados espetaculares e conexões fortes. O duo Segware + Vedere Marketing tem rendido frutos e consolidado a expertise em marketing especializado no ecossistema de tecnologia e segurança da agência e o reconhecimento da empresa, que assume a liderança no setor nos quatro cantos do país. Nas próximas linhas conto detalhes do trabalho desenvolvido para impulsionar ideias, os desafios e os objetivos alcançados, além de uma prévia do que vem por aí.

Sobre a Segware Security Performance

Com foco em tecnologia e inovação no ramo de segurança, a Segware é a criadora do software SIGMA, líder do setor para centrais de monitoramento e integrado com os melhores hardwares do mercado. Oferece, a partir desse e outros serviços, inteligência, estratégia e agilidade para empresas.

Especialista em Marketing para o mercado de segurança

Conhecer profundamente as particularidades do mercado de segurança, graças a um portfólio marcado por cases de sucesso no setor, foi fundamental para a parceria focada em temas já conhecidos pelo time. ​O know-how da agência com outros grandes players do ramo, como Intelbras, SCOND, Gesec, STV Segurança e Atende Portaria, tornou natural o relacionamento desde o primeiro contato, a começar pela indicação confiante da SCSeg — determinante para a consolidação entre a Vedere Marketing e a Segware. 

Com dados relevantes e um extenso repertório adquirido com a experiência no ecossistema de tecnologia e segurança em mãos, a pesquisa partiu para o planejamento, colocando em prática metodologias estratégicas, como análise SWOT, definição de persona e estudo de concorrência. Mais do que uma abordagem deliberativa, os especialistas optaram por um caminho exploratório para o diagnóstico: quanto mais se debruçavam sobre o negócio, mais genuína se tornava a comunicação, assim como os processos que seriam adotados nos próximos passos.

Abordagem integracionista desde o princípio

Como um sistema integral que só prospera em sintonia, a visão holística que guia a conduta da Vedere Marketing considera o marketing parte de um corpo empresarial multidisciplinar. Essa abordagem interacionista foi adotada no case da Segware, explorando as três verticais da agência: Marca e Negócio, Marketing Digital e Produção de Vídeo

A primeira estratégia implementada teve como desafio o lançamento do controle de acesso, que apresentava as funcionalidades da nova ferramenta. A produção audiovisual, do roteiro à distribuição, foi pensada para multiplicar o alcance e evidenciar o potencial do novo sistema. Mais do que criar, a ideia foi ativar o material com assertividade. Quais seriam os meios de divulgação? Como o vídeo poderia potencializar as vendas? Qual posicionamento de marca seria introduzido ou reforçado a partir daquela narrativa? Planejar, comunicar e vender são movimentos complementares — e aqui não seria diferente.

Marketing de autoridade: confiança e conexão

Mais de 22 anos de história consolidam a Segware, que assume a liderança do setor com sistemas de segurança pautados na excelência. Mas quem é o narrador dessa jornada? Quem alinha os valores, comunica os propósitos e conecta os stakeholders? O público precisava de alguém para representar suas ideias e conduzir a narrativa — principalmente, para garantir um aspecto indispensável na estratégia de comunicação empresarial: a conexão. 

Esse porta-voz precisava, antes de tudo, ouvir os líderes e colaboradores, entender seus anseios para traduzir seus desejos, assim como as necessidades do mercado. Potencializar a voz do representante foi um dos pilares do marketing institucional. O propósito foi humanizar para identificar.

Um dos objetivos era, portanto, aproximar o CEO da Segware, Luciano Moraes, e os parceiros da marca. Para encurtar distâncias, gerar conexão e fortalecer a imagem institucional, a Vedere Marketing criou a série “Segware sem fronteiras”, que reuniu histórias de bons exemplos de administração de empresas de segurança. Diferentes perspectivas de clientes das cinco regiões brasileiras compõem essas narrativas conduzidas pelo líder da instituição, evidenciando a pluralidade da empresa, que soma parceiros de pequeno, médio e grande portes, de norte a sul do país.

Marketing para eventos: presença, posicionamento e expansão

Estar presente nos maiores eventos da América Latina, representando o que há de mais inovador no ecossistema de segurança e tecnologia, tem sido um dos principais desafios na jornada entre a Segware e a Vedere Marketing. Afinal, cada detalhe é planejado com meses de antecedência: da estrutura que carrega a identidade visual da instituição aos materiais gráficos que apresentam as ideias e guiam as interações entre a equipe e o público.

Com a Vedere Marketing no comando da organização, a Segware bateu os recordes de venda nos eventos Exposec e ISC, em 2022. Do pré ao pós-evento, o acompanhamento da agência foi responsável não só pelas estratégias de comunicação e marketing, como apoio ao setor comercial e treinamento das equipes que atuaram para bater as metas e consagrar, mais uma vez, o propósito da marca para os principais players do mercado de segurança e tecnologia.

Os profissionais terceirizados também são apresentados, através das estratégias de endomarketing, à missão, à visão e aos valores da empresa, compartilhando propósitos e perfis de atuação para garantir o sucesso de vendas nessas ocasiões estratégias para a marca. O papel da agência é assegurar essa comunicação imersiva, antes, durante e depois dos encontros.

Endomarketing: a mudança começa no lado de dentro

Por ser uma empresa híbrida, que combina trabalhos presenciais e remotos — um modelo intensificado pela pandemia —, a comunicação interna precisa ser alinhada periodicamente, com canais e linguagens específicas que informam, orientam e impulsionam cada membro. Gestores e equipes têm, agora, processos que garantem diálogos mais transparentes e próximos, como e-mails institucionais, inclusive comunicações diretas entre a principal liderança e os setores. 

Além da comunicação, há também no escopo do endomarketing a criação de projetos voltados ao empoderamento dos colaboradores. Afinal, o incentivo à autoconfiança está relacionado ao aumento da produtividade. A partir dessa premissa, surge a campanha “Sou Seguro, Sou Segware”, que marcou o relacionamento do time com a empresa.

Análise mercadológica de internacionalização

O mercado latino-americano e as suas particularidades foram foco de investigação, visando a criação de um projeto de comunicação que acompanhasse a expansão para países com demandas e desafios específicos, como o México. Ao transcender as atribuições de uma agência de publicidade tradicional, a Vedere Marketing imergiu e desenvolveu projetos em outras áreas, como a comercial, afinal, defende um olhar integral para a saúde econômica, organizacional e cultural da instituição. 

O pensamento-chave, nesse caso, foi otimizar para multiplicar. Os pontos analisados passaram por questões macroeconômicas, como acordos comerciais entre os países, além de logísticas, de maturidade tecnológica e comerciais, em diálogos e tratativas documentais com representantes do mercado. A avaliação completa, que permitiria a criação de um planejamento estratégico para uma penetração de mercado assertiva, foi apresentada e considerada para as futuras decisões — um apoio indispensável para o crescimento inteligente do negócio

É hora de falar de dados! A parceria entre a Segware e a Vedere Marketing pode ser traduzida em números:

  • Recorde de vendas na Exposec, a maior feira de segurança e tecnologia da América Latina
  • Recorde de vendas da ISC
  • Atingimento de 125% da meta anual de vendas ainda em setembro
  • Aumento em canais de comunicação, como redes sociais, com aumento de 40% em alcance de pessoas e 36% no número total de interações (2022)
  • Pesquisa de satisfação com 90% de feedback positivo 
  • Taxa de abertura de e-mail marketing 8% acima da média anual do segmento de software de segurança

Gostou da jornada até aqui? Entre em contato com um de nossos especialistas para conversar sobre as melhores estratégias de marketing para o seu negócio.

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