Pemavel Veículos

Uma das maiores lojas de carros e seminovos da Grande Florianópolis, com 17 anos de atuação no mercado catarinense.

Segmento:
Revenda de automóveis

Solução:
Produção de Vídeo

Resultados obtidos:
+226 mil visualizações

Produção de vídeo que une branding, comunidade e Diversidade & Inclusão

A Pemavel Veículos procurou a Vedere Marketing com o objetivo de lançar uma campanha anual de branding, com foco na produção de vídeo.

Pera aí… Uma revenda de carros que não quer o típico comercial de TV ‘veja as ofertas’?

Pois é! Aí já começa o diferencial dessa história.

Afinal, não é comum quando empresas do segmento fogem do padrão comercial ‘compre agora’ e se preocupam com seu posicionamento.

É justamente essa mentalidade, de fazer diferente, que levou a Pemavel a chegar onde está hoje: 17 anos de história e mais de 16 mil carros vendidos.

Sendo uma empresa local, ela poderia apenas continuar fazendo o que outras revendas fazem.

Mas, não! Ela observou o que grandes empresas nacionais fazem, em diversos segmentos, e inovou de maneira local, aplicando aquilo que era estratégico dentro do seu contexto.

“Tá, mas só porque ela focou em posicionamento ao invés de ofertas?”

Tem mais coisas que a gente quer te contar…

Faz parte do nosso core, enquanto agência de marketing, analisar tendências de mercado e estudos de futurismo que refletem o perfil das pessoas consumidoras.

E nesse ponto, encontramos muita sinergia com a Pemavel.

 

Quando ela nos procurou, tinha acabado de realizar uma pesquisa com sua base de clientes.

O objetivo da pesquisa era conhecer mais a fundo o perfil do público e medir a confiança na marca.

O próximo passo seria analisar os resultados e extrair inputs estratégicos, para, então, traduzir esse posicionamento numa campanha de branding anual, alinhada com tendências globais, na qual a principal peça publicitária fosse um vídeo.

E agora?

Chama a galera do roteiro!

Nesse case que estamos contando, o vídeo foi a base para toda a campanha.

Foi dele que surgiu a linha narrativa, as fotos publicitárias – que foram usadas em meios digitais e impressos, como outdoor – além de conteúdos para as redes sociais.

 

É por isso que na mesa de roteiro tínhamos não só copywriters compondo a equipe, mas também profissionais de Marketing.

Bom, a partir dos dados analisados da pesquisa, a Vedere Marketing propôs o conceito da campanha “A Pemavel tem tudo e é para todos”, identificando que o nível de satisfação estava muito ligado à facilidade de, encontrar num só lugar, não só o carro, mas também os serviços ligados aos trâmites que vêm logo depois que você adquire um carro. Ou seja, “tem tudo”.

Já o aspecto “é para todos” foi proposto com base no desejo da marca de se posicionar como uma empresa atenta à importância de Diversidade & Inclusão (D&I).

Lembra quando falamos sobre estratégias alinhadas com tendências?

No final de 2020, uma pesquisa realizada pela Revista Você RH apontou que mesmo em um cenário de pandemia, crise sanitária, econômica e política, 97% das empresas pretendiam manter ou aumentar seus investimentos em Diversidade & Inclusão para 2021.

Já se foi o tempo em que só homens dirigiam uma caminhonete, por exemplo. Sem falar no poder e decisão de compra de um bem como um automóvel, que hoje são muito mais distribuídos entre pessoas diversas.


“Tá… Que história bonita! Mas como isso se tornou realidade?”

É aí que entra a galera da produção.

Para reforçar o conceito de comunidade e senso de pertencimento, convidamos a fazer parte do elenco algumas pessoas que não atuam profissionalmente, mas que são clientes ou pessoas colaboradoras da loja.

Para essa escolha, levamos em consideração: diversidade racial, etária, de orientação sexual e identidade de gênero.

Com certeza, foi desafiador dirigir pessoas não habituadas com câmera (isso sem falar de outros perrengues de produção: como colocar 3 carros dentro de um estúdio, rs).

Mas, de modo geral, foi muito interessante buscar essas pessoas dentro da própria comunidade da marca, pois reflete uma ação de marketing genuína, que acontece de dentro pra fora.

Acessibilidade foi outro fator levado em conta no aspecto de D&I. Por isso, o vídeo contém audiodescrição para pessoas com deficiência visual e janela de LIBRAS (língua brasileira de sinais) para pessoas surdas.



Pensando na abrangência da campanha e no perfil do público, foi definido que o vídeo seria distribuído online, por meio de links patrocinados e em diferentes plataformas, além de ser exibido na televisão.

Para veicular uma propaganda na TV, a Vedere Marketing tem um registro na Ancine – Agência Nacional do Cinema – órgão do governo federal que autoriza a circulação, comercialização e exibição de uma obra audiovisual em TV aberta.

No YouTube, o vídeo alcançou mais de 226 mil visualizações.

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