Case LLZ Garantidora: expansão e aporte milionário a partir de marketing focado em resultados

Case LLZ Garantidora: expansão e aporte milionário a partir de marketing focado em resultados

Novo nome, nova energia, novo caminho. Do rebranding à expansão, que multiplicou a equipe, as vendas e o lucro, as estratégias aplicadas na parceria entre a LLZ Garantidora e a Vedere Marketing resultaram em ganhos mensuráveis para o bolso e imensuráveis para a imagem institucional, como a sociedade com o quarto maior banco de investimento do país: o BTG Pactual.

Sobre a LLZ Garantidora

Garantia de negócios sustentáveis para o setor condominial, a LLZ nasce em 2013 para assegurar a estabilidade financeira de condomínios e da gestão simplificada para síndicos e síndicas. A solidez da marca pioneira e maior garantidora do Brasil permite aos clientes contas mais equilibradas através de receita extra para reformas, melhorias e manutenções necessárias nos empreendimentos parceiros, além de zerar a inadimplência, inclusive comprando a dívida histórica do condomínio.

Estruturação do setor comercial: crescimento progressivo e sustentável

Multiplicar a equipe de vendas, partindo de um para 10 membros, é um movimento ousado, que exige planejamento para prosperar. Pensar em estratégias de comunicação não é o bastante: como um organismo vivo e integral, uma empresa precisa avaliar o todo para ter resultados positivos. Essa foi a necessidade inicial da LLZ, que buscava uma agência com experiência multidisciplinar para assumir a implementação de processos e tecnologias, além da ativação de estratégias de marketing e vendas, para garantir uma operação assertiva desse setor recém-expandido, que estava sem estrutura.

Entra em cena a Vedere Marketing. Com uma postura exploratória e analítica, assim como a responsabilidade de mostrar a que veio após a indicação à instituição por grandes players do setor condominial, o time de especialistas fez um diagnóstico profundo e individual, a fim de pontuar as dores e traçar os objetivos. A ideia foi trazer à tona os desafios e as possibilidades até então desconhecidos pelo cliente, visando a criação de um planejamento estratégico assertivo e pautado nas três verticais da agência: Marca e Negócio, Marketing Digital e Produção de Vídeo

O primeiro plano executado foi a efetivação do aumento da equipe, que conta hoje com 67 colaboradores de vendas. Paralelamente, as metodologias estratégicas, como estudo do público-alvo e sua relação com a marca, definição de personas, criação de um playbook de vendas e inbound marketing foram norteadas e aplicadas, seguidas pela ativação de eventos, como organizadora, patrocinadora e participante.

Playbook de Vendas: um guia para o sucesso de vendas

A implementação do novo e amplo setor comercial começa com a criação de um material completo, que perpassa todos os valores, estratégias e metas para a estruturação pós-expansão: um playbook de vendas, que orienta os vendedores, desde os iniciantes até os mais experientes, a se portarem de acordo com os objetivos e normas da empresa. É um material que auxilia no onboarding, assim como no aculturamento de novos colaboradores — que dobraram de número em um ano e meio de atendimento.

O playbook traz à palma da mão o máximo de informações sobre o negócio, como definição do ICP (perfil de cliente ideal), mapeamento de forças, ameaças e oportunidades, processos para evitar a ociosidade, estratégias alinhadas entre marketing e vendas e outros tópicos que garantem a segurança e a confiança antes, durante e após a expansão. 

Outro movimento foi o desenvolvimento da cadência de atendimento, cocriado para o SDR e o Closer: um indicador de quantas tentativas de contato devem ser feitas, por quais canais e qual deve ser a abordagem em cada uma das etapas. Até mesmo se o lead — já qualificado — chega no Closer, mas, por alguma razão, não fecha naquele momento, ele passa a integrar um fluxo automatizado de e-mails a partir da objeção que ele apresentou, na tentativa de convertê-lo novamente.

Junto ao CRM, esses passos foram cruciais para o sucesso na implantação e operacionalização dos novos setores comercial e de marketing, pois ajudaram a potencializar o engajamento do time, padronizar os processos, adaptar a venda ao tipo de cliente e aumentar a conversão — movimentos pautados no mantra da agência: Planeje, Comunique e Venda.

Rebranding para comunicar com assertividade na nova era

Assim como o nome, os elementos visuais não estavam condizentes com o projeto de expansão. Eles precisavam acompanhar as atualizações profundas na conduta e nas metas, a fim de mostrar para o público interno e externo as mudanças que estavam sendo feitas e reafirmar o novo posicionamento. No ano em que a empresa completou uma década de existência, o rebranding toma forma e traz à imagem institucional alterações significativas, que visavam a construção de uma instituição integrada.

Mas, afinal, por que mudar a essa altura? Uma série de processos foi seguida até a definição do novo nome. A agência buscou informações em diferentes fontes para sensibilizar o cliente, como análises de mercado, pesquisas quantitativas e qualitativas, previsões de tendência ao olhar para o perfil do consumidor, estratégias de design thinking para facilitar e orientar o caminho — tudo isso para cocriar uma solução.

Ao contrário do sentimento negativo provocado pelo antigo nome, que carregava o peso da palavra “Cobranças”, LLZ Garantidora representa todos os serviços da marca, promove estabilidade, tranquilidade e valorização do imóvel, além de humanizar e traduzir melhor o DNA do negócio.

Outras intervenções de marca, site, conteúdo, linguagem e comunicação interna e externa fizeram parte das mudanças. A construção dessa nova identidade institucional, mais sintonizada com os valores e aliada à definição dos processos comerciais e às estratégias de marketing recém-ativadas, garantiu para o CEO argumentos seguros para ir além e procurar grandes players do mercado, ao mesmo tempo em que chamava a atenção de investidores.

BTG e LLZ: um novo e poderoso encontro para revolucionar o setor condominial brasileiro

Mais do que nunca, a LLZ Garantidora evidenciou a sua autoridade no setor de condomínios com a expansão, a multiplicação de colaboradores e de vendas, se tornando case com visibilidade e resultados sem precedentes, graças à abordagem interacionista aplicada nos últimos 18 meses. Para coroar a liderança, entra o BTG Pactual, o quarto maior banco de investimento do Brasil, como novo sócio, com um aporte de R$ 100 milhões — atualmente, com domínio de 25% do negócio e com planos de investir ainda mais.

LLZ Garantidora se destaca nos principais jornais

Esse resultado reforça a importância da visão holística nas instituições, permitindo o crescimento progressivo e sustentável do negócio. Todos os stakeholders se tornam defensores dos valores da marca, incluindo a agência, que se orgulha dos resultados extremamente positivos e se inspira para traçar e alcançar novos desafios: até o final de 2023, a meta é triplicar de tamanho.

Dados são indispensáveis para compreender os resultados extraordinários que marcam a jornada até aqui. Vamos conferir alguns deles:

  • Sociedade firmada com um dos principais bancos de investimentos do país, o BTG Pactual
  • Crescimento de 50% do número de colaboradores
  • Aumento de 77% de clientes em um ano
  • Mais de 1.700% de crescimento da base de seguidores no Instagram em dois meses
  • Diminuição do Custo por Lead em 72% nos canais digitais, a partir da ativação de Marketing de Eventos
  • Aumento da presença digital: ativação de novos canais, como LinkedIn, YouTube, Blog e patrocínio de Podcast

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