A Vedere se juntou ao “Bar de respeito” da Ambev e olha no que deu!

Como a Vedere Marketing ajudou a Ambev a treinar bares de oito capitais do Brasil para que eles possam oferecer um atendimento amigável e respeitoso à comunidade LGBTQIAP+.
Jornada informativa AMBEV

O caso de sucesso de hoje é: como a Vedere Marketing ajudou a Ambev a treinar bares de oito capitais do Brasil para que eles possam oferecer um atendimento amigável e respeitoso à comunidade LGBTQIAP+. O projeto teve como ponto de partida a Copa do Mundo de 2022, mas se estende a longo prazo, como uma ação contínua e duradoura.

O “Bar de Respeito” é um projeto que foi construído em conexão com a startup Nohs Somos – também parceira da Vedere -, e que criou a tecnologia do Mapa LGBTQIAP+. Com a plataforma, as pessoas podem identificar lugares seguros e onde serão respeitadas.

O desafio que surgiu e que a Vedere Marketing ajudou a solucionar foi: como identificar “bares de respeito” e criar rotas amigáveis sem antes capacitar os pontos de venda e seus funcionários?

Foi daí que nasceu a solução de criar um programa de treinamento, com produção de vídeo, que educasse pessoas colaboradoras e proprietárias de bares a como receber pessoas da comunidade LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e de qualquer cor ou etnia, para que se sentissem respeitadas, acolhidas e seguras, e assim pudessem ser considerados um estabelecimento “de respeito”.

Dentro da solução proposta, a Vedere Marketing atuou no processo de design instrucional – no qual se definem diretrizes estratégicas para a criação dos roteiros – e em todas as etapas de produção audiovisual do treinamento.


O projeto foi compartilhado pela artista Linn da Quebrada em seu Instagram, Porta dos Fundos e pelo influenciador @essemenino.

Comunicação diversa, inclusiva e acessível

Claro que não teria como falar sobre diversidade sem criar uma comunicação inclusiva, e nisso somos experts.

Todas as aulas são acessíveis, contendo recursos de audiodescrição – para pessoas com deficiência visual – e acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) – para pessoas surdas. Somados, esses dois grupos representam mais de 17 milhões de pessoas no Brasil (IBGE/2010).

O grande diferencial é que a acessibilidade foi feita simultaneamente, no mesmo dia em que aconteceram as gravações das aulas – e isso não é o que normalmente acontece. Na maioria dos casos, os recursos de acessibilidades são adicionados depois, na pós-produção. Mas, nós inovamos. Integramos a acessibilidade.

Os próprios roteiros já foram construídos levando em consideração a inclusão de tais recursos. Ou seja, foi algo pensado e construído junto.

No set, foram criados quatro cenários. Enquanto em um deles acontecia a gravação de uma aula, no outro as pessoas intérpretes já gravavam o conteúdo em LIBRAS.

interprete de libras vedere case ambev


Também tivemos a presença de um consultor em audiodescrição, um homem cego, que, acompanhado de uma pessoa roteirista – sem deficiência – criavam juntos o roteiro de audiodescrição que cada apresentadora e cada apresentador iria incluir em suas falas.

Por exemplo: no começo de cada aula, a pessoa que está apresentando descreve a si mesma – suas características físicas, que roupa está vestindo, o enquadramento no qual aparece no vídeo – bem como o cenário onde está inserida – os objetos atrás dela, as cores que se sobressaem, informações no geral que permitem com que as pessoas cegas ou com baixa visão possam conhecer mais do contexto.

Qualquer informação visual que aparecesse na tela, como uma ilustração ou animação, também era descrita.

Entre as pessoas do time Vedere que compuseram este projeto, tivemos a presença de 70% de pessoas LGBTQIAP+, 61% mulheres, 51% pessoas negras, 16% pessoas com mais de 50 anos de idade, 10% pessoas com deficiência.

Uma das pessoas apresentadoras indicadas pela Vedere a compor o elenco foi uma mulher surda negra e lésbica. Ela apresenta o conteúdo usando LIBRAS. Mas perceba que ela é a protagonista. É diferente de ter uma pessoa intérprete no cantinho do vídeo. Não, aqui quem está no centro, grande, é ela, mulher surda que se comunica usando LIBRAS.

Isso subverte a lógica da comunicação tradicional à qual pessoas sem deficiência estão acostumadas. Nesse caso, para que elas possam também entender o conteúdo, é inserido o áudio na etapa de pós-produção, uma locução gravada por outra pessoa.

gravação vedere ambev


Sabe como foi feita essa gravação? Uma pessoa ouvinte lia o texto em voz alta no set, e a intérprete de libras, posicionada atrás da câmera, traduzia simultaneamente, para que a apresentadora surda, sendo filmada pela câmera, pudesse espelhar a intérprete.

Ao invés de decorar o conteúdo que iria apresentar, ela espelhava os sinais que  ela via a intérprete fazendo. É como se a intérprete estivesse executando a função de um telempropter.

Para quem não sabe o que é, um teleprompter é um equipamento que fica acoplado à câmera e que tem uma telinha na qual o texto do apresentador fica passando – aquilo que os âncoras de telejornais usam.

teleprompter vedere gravação ambev


Foi uma comunicação em três vias: pessoa ouvinte lendo o texto em voz alta, intérprete ouvindo e traduzindo para LIBRAS, apresentadora olhando para a câmera, mas a partir da sua visão periférica, vendo também o que a intérprete – posicionada ali atrás da câmera – estava fazendo.  E então espelhando os sinais. Mas quem assiste ao vídeo final nem imagina que tinha tudo isso por trás (e ao redor, rs) acontecendo. Afinal, a apresentadora se comunica de forma muito natural, sem tirar os olhos da câmera.

Contribuições da comunidade LGBTQIAP+ na sociedade

Para compor o treinamento, ainda produzimos vídeos animados que vêm exemplificar as contribuições das comunidades LGBTQIAP+ na vida da sociedade, contrariando o pensamento convencional de que são parte apenas de sociedades periféricas que vivem como satélites ao redor da sociedade tradicional. Os vídeos também dão sugestões de repertório para quem ainda não é familiarizado com o trabalho de artistas e influenciadores que produzem conteúdos ricos e diversos.

Capacidade de produção e resultados

Outras responsabilidades, como o desenvolvimento da identidade visual, verbal, as locações, o casting, o figurino, enfim, os elementos que fazem a conexão entre o conteúdo e o público que se buscava atingir, ficou nas mãos da Vedere.

“Bar de Respeito” começou com 40 estabelecimentos distribuídos por 8 capitais. Até o término da Copa, a expectativa é de chegar a 210 espaços.

A Vedere Marketing é uma agência com 6 anos de experiência no mercado, e além da Ambev e Nohs Somos, empresas como Intelbras, Mobiliza e Simple Organic compõem nosso portfólio com vídeos de treinamento.

Produza com a Vedere. Entre em contato pelo e-mail atendimento@vedere.com.br.

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