O ESG (do inglês Environmental, Social, and Governance – Ambiental, Social e Governança) é um conjunto de boas práticas e padrões que buscam avaliar se uma empresa é gerenciada de maneira sustentável, socialmente consciente e com correção.
São diretrizes que permitem avaliar o desempenho de sustentabilidade de uma organização, cada vez mais essencial em estratégias de negócio e marketing.
Nos últimos anos, deixar um legado e causar um impacto positivo no planeta e na sociedade tornou-se uma prioridade para as marcas. Afinal, isso é algo que afeta diretamente em como a empresa é vista no mercado pelos consumidores.
Neste conteúdo, vamos entender melhor sobre os princípios ESG, dados sobre sua importância e como implementar os pilares dentro da sua marca!
O que é ESG?
O ESG avalia se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e bem gerenciada, medindo seu desempenho de sustentabilidade.
Environmental, Social e Governance são critérios que ajudam a entender a empresa além das métricas financeiras, mas como a organização é sustentável e se preocupa com o impacto social que possui.
O objetivo é entender se a empresa é uma opção viável de investimento sustentável, capaz e engajada em gerar impactos positivos financeiros, sociais e ambientais. A incorporação do ESG à estratégia e modelo de negócios das organizações reitera a ideia de que propósito e lucro são indissociáveis.
Mas ESG não afeta somente como a empresa é vista pelo mercado.
Atualmente, os consumidores têm demonstrado interesse crescente em relação às marcas que consomem. Eles querem conhecer o posicionamento e a reputação dessas empresas, o que inclui ter acesso a informações mais detalhadas sobre como elas lidam com questões sociais, meio ambiente e administração responsável.
O ESG tornou-se essencial para estabelecer e manter essas conexões não apenas com investidores, mas também com consumidores.
Quais são os principais pilares do ESG?
Como explicado acima, o princípio ESG é composto por três pilares. Vamos entender melhor o que significa cada um deles?
1. Environmental (Ambiental)
O aspecto ambiental do ESG concentra-se na avaliação do impacto de uma empresa no meio ambiente. Inclui fatores como uso de energia, emissões de gases de efeito estufa, poluição, gerenciamento de resíduos, uso de água e proteção da biodiversidade.
Empresas que apresentam bom desempenho no aspecto ambiental do ESG são comprometidas em reduzir seu impacto ambiental, implementando práticas sustentáveis.
Práticas como em energia renovável, implementar processos de fabricação eco-friendly e redução de resíduos e poluição são alguns exemplos.
2. Social
Já o aspecto social avalia o relacionamento de uma empresa com seus stakeholders, incluindo funcionários, clientes, fornecedores, comunidades e sociedade em geral.
No social, algumas práticas avaliadas são como a empresa se porta com os colaboradores, respeito aos direitos humanos, diversidade e inclusão, privacidade do cliente, envolvimento comunitário e filantropia.
3. Governance (Governança)
A governança avalia as estruturas e processos internos de gerenciamento da empresa, como seu conselho de administração, remuneração executiva, direitos dos acionistas e transparência.
O que é avaliado nesse caso? A Independência do conselho, a diversidade dos membros do conselho e o nível de transparência das informações divulgadas por meio de diversos canais, como impressa.
Porque o ESG importa para os consumidores?
ESG é fundamental não só para investidores, mas principalmente para a relação da sua marca com os consumidores.
De acordo com dados divulgados pelo Google, Mind Miners e Sistema B. Brasil, apenas 1 a cada 5 brasileiros já ouviram falar da sigla ESG, mas por outro lado, 4 em 5 afirmam que consideram importante a atuação de marcas e empresas em ações relacionadas ao meio ambiente, panorama social e governança.
Ou seja, 87% do público entrevistado pela pesquisa acredita que ter uma postura engajada é importante dentro de empresas, mas também dentro de governos, mídias e ONGs.
Quando se trata de implementar práticas sustentáveis, as pessoas se engajam mais em ações que exigem pouco esforço e estão mais relacionadas a motivações econômicas, com benefícios financeiros. O bem-estar pessoal é priorizado em relação ao coletivo.
Por essa razão, quanto mais a marca estiver próxima do dia a dia, rotina e necessidades de uma pessoa, mais relevante será o relacionamento com ela. Esse aprendizado pode ser aplicado nos outros pilares, demonstrando o impacto deles na vida das pessoas.
Para isso, a comunicação é essencial.
Como as marcas podem implementar os pilares de ESG?
Os consumidores desejam ver uma atitude ativa por parte das marcas. Eles acreditam que elas têm o papel de ampliar o debate e fornecer informações.
O passo inicial consiste em ser transparente acerca do próprio negócio, demonstrando nas redes sociais e em outros canais de comunicação o impacto das ações promovidas pela sua empresa.
É importante aproveitar o alcance da marca e apoiar ONGs e movimentos que atuam em questões relevantes. Também é fundamental desenvolver campanhas que gerem conscientização e renda para projetos e fundos relacionados aos temas ESG, visando à ação efetiva.
As pessoas têm consciência de que não cabe exclusivamente às empresas solucionar todos os problemas do planeta, uma vez que esse é um esforço conjunto envolvendo diversos atores.
No entanto, ser um agente ativo nessa mudança e transformação é um comportamento valorizado pelo público. Os consumidores exigem transparência, conscientização, debate, informação e comunicação.
Como a Vedere ajuda sua empresa a colaborar com as práticas de ESG
Para alcançar um bom posicionamento de marca, atingir metas e obter sucesso nas vendas, é fundamental investir em estratégias que sejam relevantes para sua empresa.
Por essa razão, é essencial ter uma visão técnica e macro, que considere seu negócio como um todo, integrando as áreas e promovendo trabalho em equipe para alcançar um único objetivo.
Com esse objetivo em mente, criamos um setor especializado, com uma equipe multidisciplinar capaz de explorar, compreender e co-criar soluções baseadas nas estratégias de marketing específicas para sua empresa, ajudando a mostrar suas ações de ESG para o público.
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